Vitrine da arte

  • Home
  • Quem Somos
  • Produtos
  • Cursos
  • Galeria
  • Passo-a-passo
  • Contato
  • Natureza de papel

    Mesmo com a tecnologia digital avançada, o papel ainda exerce sua função indispensável. Para continuar usufruindo dos infindáveis benefícios desse recurso, é necessário que a consciência ambiental e a importância da reciclagem se propaguem por todos os cantos do mundo

    Desde épocas remotas, a humanidade preserva sua história por meio dos registros escritos, produzidos no decorrer de milhares de anos e anos. O papel, por sua vez, possui uma importância fundamental nessa questão, pois, graças a esse material, o homem pôde organizar e documentar todo o seu histórico político, econômico, social e religioso.

    Presente a todo momento no dia-a-dia, essa matéria-prima tem um ciclo de vida muito mais longo do que as pessoas imaginam. Ao ser reciclada, é possível utilizá-la inúmeras vezes no desenvolvimento de milhões de utilidades.

    Além de evitar o desmatamento das florestas, o reaproveitamento traz também outros grandes benefícios, como economia de energia, diminuição do lixo acumulado e redução da poluição do ar, da água e do solo.

    Papel social

    Há 13 anos, na cidade de Atibaia, a 60 quilômetros da capital paulista, um grupo de voluntários deu início a uma associação sem fins lucrativos denominada Fraternidade Universal Projeto Curumim, com objetivo de beneficiar crianças e jovens carentes da comunidade Vila São José.

    A partir da reciclagem de papel, sonhos distantes se aproximaram cada vez mais de lares desestruturados e já sem nenhuma esperança. “Há cinco anos participo do projeto e, quando estou trabalhando com o papel, esqueço os problemas. Sem contar que, com as peças, consigo ajudar na renda da minha casa”, comenta Marineide Paulino, participante do projeto.

    Oficinas, programa de reeducação em regime penitenciário, capacitação profissional e ciclo de palestras são algumas das dezenas de ações desenvolvidas no Curumim. As oficinas para confecção de papel artesanal, por exemplo, são abertas para todos os públicos. Há palestras, dinâmicas de grupo e consultoria para eventos sustentáveis focados nas organizações interessadas em multiplicar a responsabilidade ambiental.

    “O diferencial do Curumim é propiciar um movimento de estrutura social completa, desde as crianças até os adultos”, explica Beatriz Boujad, coordenadora do programa de geração de renda.

    Fonte: Portal de Artesanato





    Parceiros